A A A

“Formação DRAGON DREAMING

A formação Dragon Dreaming decorreu no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro e no Jardim do Palácio Visconde de Olivã em Campo Maior, nos dias 2 e 3 de Setembro de 2014 das 10:00 h às 13:00 h e das 14:30 h às 18:00 h, bem como, no dia 4 de Setembro de 2014 das 14:30 h às 18:00 h.

A formação contou com a presença de 15 participantes, todos eles colaboradores de 4 entidades parceiras do Contrato Local de Desenvolvimento Social “Campo Maior Vila Solidária da Europa” (CLDS+). Esta ação está inserida no Eixo 3 do CLDS+, capacitação da comunidade e das instituições.

O Dragon Dreaming é uma metodologia que contribui para a mobilização de indivíduos, organizações e comunidades para co-criarem, de maneira altamente eficaz, projetos bem sucedidos a partir dos seus sonhos e visões coletivas.

O planeamento de projetos (incluindo o cronograma, atribuição de tarefas e elaboração do orçamento) toma a forma de um tabuleiro de jogos, que é jogado na vida real.

Criado pelo geógrafo australiano John Croft, o Dragon Dreaming vem sendo aplicado há mais de 20 anos em projetos sociais, ambientais, institucionais e no planeamento estratégico participativo para projetos de desenvolvimento comunitário sustentável na Austrália, África, Papua Nova Guiné, Europa e agora no Brasil.

A metodologia Dragon Dreaming inspira-se em teorias de desenvolvimento e aprendizagens organizacionais, na física contemporânea, na teoria de sistemas, ecologia profunda e a sabedoria aborígene. Ela tem como princípios o crescimento pessoal, fortalecimento de comunidades e o serviço à Terra.

Dragon Dreaming é aplicável a qualquer grupo de pessoas que busca operacionalidade em projetos cooperativos, iniciativas sociais e empreendimentos comunitários. A sua aplicação permite um ciclo rápido de expressão da sabedoria coletiva e promove a criatividade para lidar com situações complexas e de mudanças aceleradas.

O objetivo no final das 2 sessões foi de capacitar os participantes no que respeita aos passos e etapas de um projeto de sucesso, comunicação com empatia, realização do círculo dos sonhos com os membros do projeto, criação de um tabuleiro de gestão do projeto e aplicação de técnicas para criação dos seus próprios projetos de sucesso.